Mercúrio e Saturno Retrógrados: Em Touro e Virgem

Mercúrio Retrógrado em Touro: Revisões 
De 19/04 a 11/05 Mercúrio estará retrógrado no signo de Touro marcando um período em que as questões ligadas ao cotidiano tendem a andar mais devagar. Isto quando não pára de vez, pois ao ficar retrógrado ele passa a ativar conteúdos do inconsciente. Há pouca ou nenhuma energia disponível para os assuntos da vida prática.
Vamos dar uma olhada na simbologia de Mercúrio para que você possa compreender melhor este processo, lembrando sempre que os planetas são associados aos deuses da mitologia greco-romana, daí ser importante conhecer algumas características dessas divindades para compreender a simbologia planetária.  
Mercúrio na Mitologia Greco-romana 
Mercúrio é o deus mensageiro romano, conhecido na Grécia como o deus Hermes. Sua função era recolher e divulgar informações entre os deuses. Mas ele fazia também a intermediação entre os deuses e os mortais, estabelecendo, portanto, a conexão entre dois reinos distintos.
Curioso, inquiridor e inquieto, ele tinha a capacidade de assimilar rapidamente algumas das qualidades dos deuses com os quais interagia e sabia também como divulgá-las. Mas, por outro lado, sua face sombria revelava seu lado  superficial, volúvel, inconstante, fofoqueiro, encrenqueiro, mentiroso, trapaceiro e até mesmo ladrão.
Mercúrio na Astrologia
Na Astrologia, Mercúrio é associado à mente analítica e à capacidade discriminativa; porém, mais do que isto, simboliza o modo como as experiências são percebidas, assimiladas e processadas pelo intelecto, para que sejam compreendidas e compartilhadas com as pessoas no ambiente cotidiano.
Graças ao seu caráter andrógino, ele pode assumir as qualidades do Sol, da Lua, dos signos que ocupa e dos planetas com os quais interage. Isto significa que tem a possibilidade de integrar as qualidade femininas e masculinas da psique, em favor da totalidade do ser (self). Neste sentido faz a intermediação entre conteúdos do inconsciente e da mente consciente.
Mercúrio rege dois signos, Gêmeos e Virgem, bem como as casas 3 e 6, seus respectivos domicílios originais no Mapa.
Sua face geminiana é curiosa, versátil, articulada, capaz de assimilar as mais diversas informações, processá-las o mais rapidamente possível, estabelecendo as conexões existentes e se encarregando de divulgá-las por onde for, pois é dotada de grande senso de oportunidade.
Já a sua face virginiana é discriminativa, organizada, crítica, focada na precisão dos detalhes, na utilidade e na funcionalidade das informações adquiridas, portanto, na busca de resultados práticos e da eficiência cotidiana.
Mercúrio em Touro 
Mercúrio entrou em Touro no dia 03/04 e aí permanecerá até 10/06. Nesses 2 meses, a mente estará mais voltada para questões práticas do cotidiano. Ou seja, suas energias mentais serão direcionadas para a obtenção de resultados palpáveis e benéficos que lhe permitam ter um cotidiano saudável, organizado, confortável e seguro.
Em suas melhores manifestações, a mente estará mais cautelosa, mais preocupada em aprofundar-se nas questões que lhe interessam, dissecando fatos e conhecimentos, esclarecendo equívocos, dirimindo dúvidas e, sobretudo, buscará otimizar a relação custo-benefício em todas as suas interações.Mas em suas manifestações negativas a cautela e o zelo darão lugar ao perfeccionismo, à insegurança, à supervalorização dos detalhes e à criticidade improdutiva.
O medo de errar poderá manifestar-se como apego ao que é conhecido, testado e aprovado pelo meio em que vive, podendo, inclusive, levar à inércia e até mesmo tornar-se paralisante. Neste caso, há tendência à rigidez mental, à possessividade e à necessidade de controlar absolutamente todos os detalhes da vida físico-material, derivada da excessiva preocupação com a escassez de recursos, seja dinheiro, seja conforto, seja o bem estar ou a saúde.
Como esta Retrogradação poderá  se manifestar
No plano das idéias e das interações com o meio há tendência a desentendimentos, atrasos e confusões.
As comunicações interpessoais com pessoas do cotidiano - irmãos, parentes próximos, amigos fraternos, vizinhos e colegas -, as trocas de informações, bem como as negociações tendem a carecer de objetividade, bom senso e até mesmo poderão mostrar-se instáveis. Seja como for, haverá maior propensão a erros de avaliação, distrações e mal entendidos de toda espécie - o que torna mais delicadas as negociações importantes neste período, bem como tudo o que exija precisão, como por exemplo, cirurgias médicas, cálculos matemáticos, controles financeiros, etc.
As interações com o meio envolvem também as locomoções, o trânsito, as viagens curtas e/ou para locais próximos. Ou seja, essas áreas tenderão a causar muita perturbação neste período, tendo como subproduto o estresse.
Maior atenção aos rituais diários e á organização da vida pessoal-domiciliar.
As rotinas e os rituais diários, que envolvem a organização da vida físico-material, os cuidados com o corpo, com a saúde, com a higiene pessoal e domiciliar merecerão maior cuidado neste período.
O mesmo se aplica aos equipamentos eletro-eletrônicos, criados para tornar mais funcionais nossos dias, pois eles poderão causar muitos aborrecimentos, já que podem “pifar” de uma hora para outra, sem maiores explicações.
Menor fluidez no trabalho diário, nas relações profissionais e nas questões burocráticas.
O trabalho cotidiano e as relações profissionais em geral exigirão uma dose maior de paciência e atenção durante esta fase, pois não fluirão com facilidade. Isto se aplica tanto à sua atuação como profissional, quanto à de contratante de mão de obra e prestação de serviços.
O mesmo se aplica a todas as questões burocráticas ligadas á organização da vida físico-material, pois poderão ocorrer erros e atrasos envolvendo documentos em geral.  
O que fazer durante este período:
Cuidado com a teimosia! “O que você prefere: ser feliz ou ter razão?
Ninguém detém o monopólio da verdade. Ter abertura para rever posições, idéias, sistemas de valores e de crenças e afirmações, feitas superficialmente ou sem a devida maturação, será fundamental neste período, pois é provável que você tenha que reavaliar determinadas situações e/ou relações. Um lembrete: Tem sabedoria quem é capaz de rir das próprias falhas, bem como de admiti-las com humildade.
No trânsito e nas Viagens: Vá com calma!
Se você tiver horários a cumprir saia mais cedo de casa porque o trânsito não vai estar ao seu favor; além disso, você poderá deparar-se em seu caminho com passeatas e movimentos grevistas inesperados. O mesmo se aplica a viagens. Neste caso não deixe nada para última hora: Se for viajar de carro, faça todas as checagens necessárias; se tiver que usar avião faça reservas com antecedência, confirme-a, chegue mais cedo ao aeroporto, etc. Mas se mesmo tomando todos os cuidados você tiver aborrecimentos, lembre-se que nem tudo depende de você. Relaxe e tente encarar os contratempos com bom humor. Caso contrário você estará acrescentando mais um problema à sua vida: dor de cabeça ou outra doença qualquer derivada do estresse.
Nas atividades diárias: Para que se estressar à toa?  
Você já sabe que as coisas não fluirão com facilidade neste período, não é verdade?  Então para que se estressar à toa?  Talvez o que você precise mesmo é aprender a ter mais paciência para lidar com atrasos e imprevistos, bem como mais tolerância para lidar com erros e falhas, sejam seus, sejam os alheios e até mesmo os dos equipamentos que deveriam facilitar o seu dia-a-dia.
Não é hora de entrar com processo contra a operadora de TV a cabo, da internet, da telefonia, fixa ou celular, nem de inventar de fazer um upgrade em seu computador. Além de demorar, você poderá arrumar mais problemas para a sua cabeça. Espere até o dia 12 para tomar essas providências. O mesmo se aplica aos demais aparelhos eletro-eletrônicos. Se tiver que substituí-los deixe para depois, caso contrário atenha-se ao básico, não é hora de ficar inventando moda!
Cuidados Redobrado nas Negociações e Assinaturas de Contratos.
Se você tiver que assinar contratos, firmar acordos, fechar negócios ou assumir compromissos importantes tome cuidado redobrado. O ideal mesmo seria postergar decisões importantes para depois de 11/05, mas nem sempre isso é possível. Assim sendo, leia e releia tudo o que for assinar. Certifique-se de que você e a outra parte estão falando a mesma língua. Não aceite nada como subentendido. Seja detalhista, se a outra pessoa demonstrar impaciência ou enfado, não se impressione; do mesmo modo, aceite-a se ela também for minuciosa: será bem melhor para ambas as partes. Mas atenção: Ter cautela não significa ser cricri!
Nas atividades e relações profissionais cotidianas: Atenção e Paciência
Neste período você precisará concentrar suas energias para otimizá-las. Planeje melhor sua vida profissional, imprima mais equilíbrio em suas atividades cotidianas e, sobretudo, tenha mais leveza nas relações com colegas, superiores e subordinados, bem como mais cuidado e paciência na escolha de prestadores de serviços em geral, para evitar posteriores aborrecimentos.
Será importante evitar desgastes desnecessários de energia. Se você tiver que acordar mais cedo, procure dormir muito bem na véspera, pois você precisará de um tempo maior para descansar e repor as suas energias. Da mesma forma, evite sobrecarregar a sua agenda com compromissos profissionais ou atividades em excesso. Além disso, cuide de sua alimentação, respeite suas necessidades e limites físicos, modere os exercícios e abra espaço para o lazer e o divertimento em seu cotidiano.
Um Alerta! Cuidados com a saúde não significa hipocondria.
A saúde poderá demandar cuidados especiais neste período, sobretudo se você deixar que a preocupação excessiva, a insegurança, o medo da escassez e o mau humor se instalem em sua vida cotidiana. Mas atenção! A excessiva preocupação com a própria saúde poderá transformar-se em hipocondria e esta acaba gerando algum tipo de doença. 
A garganta, o sistema nervoso, o aparelho respiratório, os órgãos de percepção sensorial, bem como os da fala e da motricidade estarão mais vulneráveis. Por outro lado, as cirurgias deveriam ser postergadas; na impossibilidade de fazê-lo, certifique-se dos diagnósticos, procedimentos e, sobretudo, da notória expertise dos profissionais envolvidos na mesma.
Afinal, Mercúrio Retrógrado serve para quê?
Todos os planetas retrógrados ajudam a resgatar relações, atividades, situações e conhecimentos do passado. Como há maior propensão á introspecção, as lembranças emergem com mais facilidade á mente consciente e você poderá ter mais clareza em relação a experiências do passado que não foram bem assimiladas ou carecem de maiores explicações.
Esta retrogradação de Mercúrio favorece revisões tanto de interações, conhecimentos, percepções e ações, quanto de materiais e equipamentos parados já há algum tempo.
Assim sendo todas as pendências poderão ser resolvidas durante este trânsito. Aí, sim, negócios, contratos, acordos, reformas, concertos, cursos e até mesmo tratamentos médicos e procedimentos cirúrgicos que estavam pendentes ou em suspenso estarão favorecidos para que o processo se encerre e você possa abrir-se a novas experiências de vida.  
Encerro deixando o link para a música "Sinal Fechado" , nas belíssimas interpretações de Paulinho da Viola  seu autor, e Lobão, formando uma parceria surpreendente. 


Saturno Retrógrado em Virgem:Organização da Vida Cotidiana 


Saturno ficou no signo de Virgem, que é regido por Mercúrio, desde Setembro de 2007 até 29/10/2009. E devido à sua retrogradação, iniciada em 15/01/2010, está voltando, hoje, para Virgem onde permanecerá até o dia 21/07/2010, já tendo retomado o movimento direto.
Tanto Virgem quanto Saturno, cada qual ao seu modo, indicam à humanidade que é hora de reformular seus sistemas de valores e de crenças. É tempo de se rever o modo como a vida físico-material tem sido administrada em seu todo; sobretudo é preciso rever como os recursos existentes, materiais e imateriais, têm sido geridos. Questões como organização da vida cotidiana, saúde, ecologia, relações de trabalho, e até mesmo as que envolvem pequenos animais, tendem a ser enfatizadas mais uma vez devido a esta retrogradação.

Durante seu último retorno ao signo de Virgem, Saturno nos dá uma nova oportunidade para efetuar ou aprofundar uma revisão nas regras, normas e leis que definem direitos e deveres inerentes aos papéis sociais desenvolvidos. Isto se aplica tanto às organizações/ instituições sociais, públicas ou privadas, quanto aos indivíduos nas relações que estabelecem entre si e com o meio em que vivem. 
   As retrogradações indicam pensamentos, sentimentos e projetos ocultos no inconsciente, coletivo e individual, que estão sendo ativados para trazer á tona experiências, fatos e processos pendentes ou incompletos; isto inclui as relações interpessoais e, num nível macro, as relações entre estados e países, que de alguma forma, serão retomadas e/ou revistas.
Os resgates, associados às retrogradações em questão, podem implicar na prática em atrasos para a consecução de projetos, relações e/ou negócios em andamento.
Neste período, Saturno em Virgem e Urano em Peixes, signos opostos, estarão repetindo um confronto direto, entre a velha (Saturno) e a nova ordem (Urano); uma relação de tensão que vem se formando desde Setembro 2008, se fortaleceu e eclodiu em 2009, voltando a ocorrer em 2010. 
Trata-se de um evidente e sério conflito entre a nova e a velha visão de mundo. Estão em choque uma nova e uma velha forma de lidar com a realidade físico-material, colocando a humanidade diante do desafio de aprender a administrar os recursos existentes, bem como as relações sociais em geral, de modo mais equilibrado e justo. Tal confronto indica que uma determinada situação/ relação chegou ao ponto máximo e que daí em diante requer mudanças significativas, caso contrário, se deteriorará levando à destruição efetiva.
O poder estabelecido e algumas instituições (públicas e privadas), solidamente estruturadas, tendem a sofrer abalos irreparáveis - inclusive em função de escândalos evidenciando abusos de poder, privilégios, má administração de recursos, etc. Poderão ocorrer “quebras financeiras”, greves  generalizadas e até mesmo a eclosão de movimentos sociais organizados e/ou de “revoluções”; estes poderão levar à derrubada de ministros, chefes de Estado, potências mundiais, etc.
Confrontos entre a ordem estabelecida (polícia, judiciário, etc.) e o “crime organizado” se acirrarão e poderão atingir proporções inimagináveisPodem-se esperar ainda retrações na economia. Mas esta poderá ser minimizada ou evitada se uma parcela significativa da humanidade estiver em sintonia com os ideais mais nobres e elevados dos signos de Peixes e de Aquário, por onde transitam Júpiter, Urano e Netuno.
É hora de se buscar o equilíbrio entre realidade e fantasia, fisicalidade e espiritualidade, pragmatismo e intuição E, sobretudo, de a humanidade despertar para o fato de que o plano físico é parte de sua realidade multidimensional e que o desequilíbrio em um dos corpos de energia repercute no outro, comprometendo a harmonia do todo - tanto faz se este todo é um indivíduo, uma instituição, um país ou até mesmo um continente.  
Repercussões na experiência individual
De um modo genérico, pode-se dizer, que o Universo está sinalizando à humanidade a necessidade de “separar o joio do trigo”. E na experiência individual isto implica em romper com valores e crenças assimilados da cultura em que o ser foi criado e/ou vive, mas que já não fazem sentido, mostraram-se ilusórios, hipócritas e/ou destrutivos. Trata-se de eliminar tudo o que não está em concordância com a verdade interior e o processo evolutivo particular em que cada um se encontra neste momento.
É hora de libertar-se do passado e dar início a um novo ciclo evolutivo. Mas isto nem sempre se dá com tranqüilidade, sobretudo num ano em que profundas mudanças afetam o coletivo e é preciso prestar muita atenção para evitar “trocar os pés pelas mãos”. Afinal, Saturno em Virgem lembra à humanidade que é hora de agir com prudência, calma, bom senso, maturidade e responsabilidade, porém sem deixar que medos e inseguranças atrapalhem o processo evolutivo em curso. 


Encerro com o link que remete á bela música "Tocando em Frente", de  Almir Sater e Renato Teixeira 
http://www.youtube.com/watch?v=CY3UIfnFF9w