quinta-feira, 14 de junho de 2012

Em Alta No Céu de Junho: Criatividade, Sensibilidade e Interações.Mas Também: Fantasias, Desilusões, Caos e Rupturas


Em 11/06 o Ciclo de Lunação Geminiano atingiu sua Fase Minguante.

Nesse mesmo dia, Júpiter ingressou em Gêmeos, passando a conflitar com Netuno  em Peixes, que está retrógrado desde 05/06 e só retomará o movimento direto em 12/11/2012

Este conflito atingirá o ápice de 26-29/06, mas seu impacto estender-se-á até 09/07 assinalando um período de muita sensibilidade, criatividade, generosidade e espiritualidade. Mas também de propensão a fantasias e idealizações, o que poderá, inclusive, chegar às raias da insensatez, acarretando muita confusão e decepção. 

Por sua vez, Mercúrio, o regente de Gêmeos, está transitando pelo emocional signo de Câncer desde 08/06, onde ficará até 26/06. 

Até 16/06 ele estará em conflito separativo com Urano e Plutão, respectivamente nos signos de Áries e Capricórnio, durante o qual contribui para intensificar a tensão entre estes dois planetas, à qual, como já mencionei anteriormente, estão associadas as profundas crises, desordens e rupturas que eclodem em diversas partes do mundo. 

Nesse mesmo dia, ele iniciará um conflito com Saturno, retrógrado em Libra, que se estenderá até 23/06.

Isto marcará um período em que será fundamental planejar muito bem suas ações, imprimir seriedade em suas interações, sabendo honrar compromissos e a palavra dada, mas também sabendo distinguir claramente a diferença entre seriedade e sisudez, de modo a evitar toda e qualquer tendência à intolerância à rigidez de postura. 

Vamos analisar a seguir o significado das importantes movimentações planetárias que estão ativando Gêmeos e Peixes, já que os trânsitos envolvendo Mercúrio e Saturno serão analisados na próxima semana. 

Fase Minguante no Ciclo de Lunação em Curso

Este Ciclo iniciado em 20/05 atingiu  às 07h42min (horário de Brasília) de o11/06, a sua fase minguante, com a Lua transitando a 20º54’ de Peixes.
Esta fase significa que é tempo de rever ideias, projetos, relações, situações e ações em curso, sobretudo as desencadeadas no início deste Ciclo. Tal reavaliação faz-se necessária para que você possa libertar-se do que se mostrou improdutivo ou inviável, visando a abrir espaço para novos projetos e iniciativas que poderão ser ativados no novo Ciclo de Lunação que terá início em 19/06. 

Vale lembrar que neste Ciclo em curso ocorreram o eclipse anelar do Sol e, consequentemente, o eclipse parcial da Lua, trazendo à tona pontos vulneráveis nas áreas de vida simbolizadas pelas casas que eles ativaram em seu Mapa Natal. 
Eclipse Solar de 20/05 - Foto AFP. 
Atenção! Embora seus efeitos tendam a estender-se por 6 meses, você poderá, nesta fase minguante, liberar-se de algumas pendências, evitando atrair complicações posteriores para a sua vida.

Para melhor orientação, sugiro que você releia as postagens anteriores sobre este Ciclo de Lunação em Gêmeos acessando os links abaixo, bem como aqueles para os quais estas postagens remetem:
http://empowerment21.blogspot.com.br/2012/06/tempo-de-mudancas-rara-uniao-de-venus.html

Antes de analisar a tensão entre Júpiter e Netuno, faço uma breve síntese sobre o significado de seus respectivos trânsitos nos signos mutáveis de Gêmeos e Peixes, modalidade com os quais ambos são compatíveis. 

Júpiter em Gêmeos: Expansão Através de Interações

Até 26/06/2013, Júpiter, o planeta   da expansão, estará transitando pelo signo de Gêmeos, dinamizando as interações e as comunicações em geral. E como ele expande tudo o que toca, durante este trânsito estará enfatizando, positiva ou negativamente, as seguintes áreas: educação, em todos os níveis; as teias interativas, presenciais e/ou virtuais; as comunicações em geral e o entretenimento; o turismo, os meios de transporte e as transações comerciais. 
Em suas manifestações positivas essas áreas apresentarão um florescimento bastante significativo, favorecendo as iniciativas expansoras. 


Já, em suas manifestações negativas elas áreas tenderão a ser marcadas por exageros, escândalos, “falsas promessas”, mentiras, calúnias e boatarias, bem como por conflitos envolvendo questões éticas, justiça e até mesmo problemas mais sérios afetando os meios de comunicação e /ou de transporte.




No plano da experiência individual, este trânsito ativará a área de sua vida simbolizada pela casa em que Gêmeos se encontra em seu Mapa Natal, bem como planetas ali localizados. Também estará conflitando com planetas ou ângulos de seu Mapa que ocupam os signos de Virgem, Sagitário e Peixes. 


Seja seletivo (a) em relação aos conhecimentos assimilados e às informações  compartilhadas, de modo a separar o joio do trigo. Assim, você poderá viver este momento como um período de grande evolução. Isto significa que será fundamental  evitar o uso irresponsável de informações, conhecimentos e até mesmo das teias interativas nas quais você se insere. 
Lembre-se que a palavra, assim como pensamento, tem poder, de modo que você deverá empenhar-se para aprofundar os conhecimentos adquiridos, bem como certificar-se da veracidade das informações recebidas antes de divulgá-las. 
E, sobretudo, evite agir incorretamente,  posicionando-se como dono (a) da verdade, fazendo vãs promessas, mentindo e/ou trapaceando. 
Atenção! Não subestime o efeito nocivo da excessiva exposição aos meios de comunicação, sobretudo os daqueles que enfatizam informações e notícias permeadas de negatividade, pois isto também causa estresse e pode levar a somatizações.


Para uma melhor compreensão deste trânsito sugiro que você acesse neste blog a página inserida na Coluna Especial de Astrologia, cujo link segue abaixo.
http://empowerment21.blogspot.com.br/p/jupiter-em-gemeos-tempo-de-expansao.html


 Netuno Retrógrado em Peixes: Revisão de Paradigmas
Netuno rege Peixes, de modo que está perfeitamente à vontade para manifestar-se neste signo, no qual permanecerá até 2026.
Sendo Netuno um planeta simbolizador do feminino, durante este trânsito haverá expansão e valorização deste universo e das atividades consideradas tipicamente femininas.
Por outro lado, sendo ele um planeta transpessoal, sua ação está associada a mudanças profundas que afetam o coletivo assinalando a dissolução de tudo que se mostrou ilusório, falso ou inconsistente. 


Vale lembrar aqui o seguinte: Uma retrogradação implica em revisão de eventos, relações, ações, posturas, conceitos, valores, crenças, etc.
Sua ocorrência em Netuno indica que a humanidade deverá rever paradigmas que já não se sustentam, pois a época que estamos vivendo exige a adoção de uma visão de mundo holística, ou seja, mais amorosa, gentil e solidária. 

Vejamos a seguir algumas das principais manifestações positivas e negativas deste trânsito, sobre o qual já me referi em postagens anteriores. 
Não obstante, ele mereceu uma página específica na Coluna Especial de Astrologia.
 http://empowerment21.blogspot.com.br/p/netuno-o-dissolutor-de-formas-e-limites.html



Manifestações Positivas: Criatividade e Refinamento

Dentre as positivas expressões de Netuno em  Peixes destacam-se o incremento de áreas ligadas às artes cênicas e plásticas - que inclui o cinema, as mídias audiovisuais, as artes gráficas e a fotografia -, bem como de atividades ligadas à música e à dança e à literatura ficcional. Também poderão ocorrer inovações  significativas nas áreas da moda, da cosmética e da indústria cultural, bem como intenso interesse, por parte  de grandes parcelas da população, pelo que é mágico e fascinante.
Além disso, haverá intensificação de viagens marítimas e de atividades ligadas ao mar, incluindo pesquisas e exploração de recursos naturais existentes no fundo do mar.
Em termos sociais, haverá crescente interesse das pessoas por questões  éticas e por tudo que se refira à justiça social, visando a corrigir distorções geradas pela má distribuição de renda em diversos países e continentes. Consequentemente, haverá disseminação de movimentos voltados para o bem estar coletivo e para a melhoria de qualidade de vida no planeta, o que inclui a formação de organizações internacionais em favor da ecologia, da paz mundial e de relações diplomáticas harmoniosas, cujos interesses são supranacionais.
Já em seu sentido mais elevado, haverá maior abertura de parcelas significativas da população ao despertar da inteligência espiritual, à retomada de valores humanitários e à ênfase nos enfoques baseados no Amor Universal ou Incondicional, os quais valorizam a tolerância, a compaixão e a generosidade. Assim sendo, um grande número de pessoas terá a oportunidade de pôr em prática sua espiritualidade, pautando sua vida cotidiana por ideias mais nobres e refinados.  
Haverá ainda tendência à  valorização e à disseminação de curas vibracionais, inclusive com pesquisas científicas nas áreas da abordagem holística e da medicina complementar. 
Também, verificar-se-á crescente interesse pelo desenvolvimento de potenciais psíquicos do ser humano, acarretando a expansão de áreas como: psicologia transpessoal, percepção extrassensorial, física quântica e metafísica inclui-se aí a expansão de conhecimentos sobre temas como , paranormalidade, mediunidade, viagens astrais, comunicações telepáticas e interações vibracionais com outros planos de existência. 



Manifestações Negativas:  Frustrações e Caos

Tendência a desilusões em massa envolvendo os sistemas de valores e de crenças pelos quais as pessoas fundamentaram toda a sua existência.
Aumento de grupos de pessoas sensíveis a filosofias, crenças e visões de mundo românticas, irreais, fantasiosas e ilusórias, “cegas” às evidências da realidade e que podem ser “perigosas”, pois levam à perda da sensatez e a erros de avaliação geradores de movimentos fracassados e até mesmo do caos coletivo. 
Dissolução de códigos de ética e de valores em decorrência da confusão entre os conceitos de “liberdade" e “libertinagem” – em nome da liberdade perde-se a noção de limites, que implica no respeito ao outro e aos compromissos. Tendência á permissividade e à disseminação dos mais diversos mecanismos de fuga da realidade, tais como: uso de drogas em geral, incluindo medicamentos alopáticos, consumo exagerado de álcool e até mesmo a adesão a religiões e /ou filosofias de vida alienantes. 
Insensibilidade de governantes às questões ecológicas e às pressões dos movimentos ambientalistas, acarretando maior exposição da população a "desastres naturais". 
Ampliação de epidemias e doenças de difícil diagnóstico, atingindo parcelas significativas da população.
Eclosão de escândalos envolvendo instituições públicas e ONGs, bem como a indústria farmacêutica, a indústria cultural e instituições religiosas.
Banalização de procedimentos cirúrgicos, sobretudo na área da estética, bem como uso indiscriminado de medicamentos, ignorando efeitos colaterais.
Manipulação de grandes parcelas da população, através da indústria cultural,  por parte de políticos inescrupulosos, bem como de organizações ou instituições religiosas, metafísicas e filosóficas, que visam controlá-las, explorando sua ingenuidade e/ou estimulando a insegurança coletiva. Tendência à adoção e disseminação de práticas assistencialistas geradoras de dependência, em vez de promoverem o desenvolvimento humano. Emergência de ideais totalitários e de propostas políticas e sociais, que prometem ser a “cura para todos os males”. 

 No plano da experiência individual, este trânsito ativará a área de sua vida simbolizada pela casa em que Peixes se encontra em seu Mapa Natal, bem como os planetas ali localizados. Também estará conflitando com planetas ou ângulos de seu Mapa que ocupem os signos de  Gêmeos, Virgem e Sagitário


Se você estiver em sintonia com as expressões positivas deste trânsito, poderá expandir a sua consciência, abrindo-se ao despertar da  inteligêcia espiritual e ao amor universal, bem como poderá manifestar talentos e habilidades criativos, curativos e/ou engajar-se em causas ecológicas ou movimento que visem à inclusão social de pessoas desfavorecidas



Ocorre que estando retrógrado até Novembro, Netuno lhe oferece a oportunidade de rever seus sonhos, ideias, fantasias e até mesmo alguns valores e crenças, que se mostraram utópicos, na medida em que geraram frustração e, sobretudo, não contribuíram para aplacar a sensação de vazio interior que, ocasionalmente, você possa sentir.  
A frustração e o vazio interior decorrem da perda de conexão com sua essência, portanto, com a sua integridade; sua causa reside na tendência à excessiva identificação com o mundo exterior, ou seja, com o mundo das formas e das aparências. Aliás, esta é uma das principais distorções a serem corrigidas durante este trânsito.

Júpiter em Tensão com Netuno: Extrapolações

Este conflito indica tendência a manifestações de padrões comportamentais compulsivos comprometedores que podem levar as pessoas a agirem de modo inadequado, seja mostrando-se incoerentes em relação aos ideais e ideias que defendem, seja avaliando incorretamente pessoas e situações com as quais se envolvem.


Foto compartilhada no Facebook
No plano da experiência individual, há tendência a frustrações derivadas de projetos ambiciosos demais ou de avaliações incorretas de situações e oportunidades; também pode haver precipitação em assumir compromissos e contar com benefícios antes da obtenção de resultados efetivos. 
Será fundamental evitar qualquer tendência a assumir riscos indevido e/ou a envolver-se em negócios pouco claros, deixando-se seduzir por promessas de "ganho fácil", pois poderá expor-se a  situações constrangedoras escândalos
Aliás, convém ser bastante seletivo (a) em relação às pessoas com as quais se envolve, sobretudo em negócios, pois este trânsito não favorece fechar negócios importantes, fazer acordos, assinar contratos e/ou tratar de questões legais; caso tenha que fazê-lo deverá tomar cuidado redobrado para evitar dissabores futuros. 


Também deverá evitar a tendência a defender ideias e posturas inviáveis,  bem como guiar-se por “dois pesos, duas medidas”, prometendo o que não consegue cumprir, ao mesmo tempo em que se mostra intolerante com seus devedores. Isto poderá ser agravado pela dificuldade em discernir o certo do errado. 


A saúde também requer cuidado, pois há maior susceptibilidade aos efeitos colaterais de medicamentos, bem como aos decorrentes de excessos, seja de alimentos, seja de álcool ou de drogas. 


Além disso, em caso de doenças,  será fundamental, para sua segurança, que você consulte mais de um médico  certificar-se do diagnóstico, pois há maior propensão a erros nesta área.  


Outro cuidado a ser tomado é com a tendência a idealizar pessoas e situações com as quais se envolve, bem como ao entusiamo exagerado com que poderá abraçar novas visões de mundo, crenças, culturas e filosofias de vida, pois poderá frustrar-se. 

  Desafio deste Conflito:Autocontrole

O desafio consiste  conseguir evitar a repetir o caminho mais fácil do hábito automático e, sobretudo, a tendência a agir compulsivamente.
Trata-se, aqui, de amadurecer e ser realista, fazendo os ajustes necessários em suas percepções e abordagens, caso a forma usual seja  inadequada. 
Neste sentido, este trânsito lhe trará lições que lhe permitirão desenvolver uma consciência mais objetiva de si e de seu jeito de relacionar-se, de modo a aprender a lidar de outra maneira com a realidade simbolizada pelas casas do Mapa que ele impacta. 

  Oportunidades deste Conflito: Equilíbrio

Este trânsito pede equilíbrio entre o que se deseja e o que é realizável, ou seja, entre o ideal e o real. 
Na via negativa, como vimos, o perigo está no excesso de otimismo, na credulidade ingênua, bem como na tendência a alimentar expectativas ilusórias. 
Mas, se você souber evitar "cair nessas armadilhas", poderá aproveitar este trânsito para expandir a sua consciência, para além do que já é conhecido, de modo a imprimir mais leveza e criatividade em sua visão de mundo e no modo como você administra a sua vida.


Encerro com o filme "O Pescador de Ilusões" (The Fisher King ) em sua versão para o castelhano, pois esta foi a única completa que encontrei disponível. Dirigido por Terry Gilliam e estrelado por Jeff Bridges e Robin Williams, este filme tem tudo a ver com Júpiter em Gêmeos e Netuno em Peixes, bem como com o encontro entre ambos.





Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário