segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Ciclo de Lunação Aquariano Já Começou. Que tal romper com a mesmice?

Hoje, 23/01/2012, às 5h39min, (horário de Brasília) teve início o novo Ciclo de Lunação a 2º 41’ de Aquário, signo associado a mudanças, movimentos sociais revoluções e, sobretudo à Nova Era.
No ano passado, ao analisar este Ciclo de Lunação, abordei em profundidade as diversas simbologias de Aquário, de modo que não vou repeti-las aqui, até porque a energia deste signo, que abriga a minha Lua natal, me estimula à criatividade e á inovação. Assim sendo coloco abaixo o link para a postagem em questão, confiando que você o acessará.
O convite para romper com a mesmice não implica em fazê-lo só para livrar-se da inquietação que você provavelmente estará sentindo neste período; afinal, Aquário é um signo mental e, como tal, implica em reflexão e conscientização.
Vamos, pois, analisar esta questão nos níveis pessoal, social e cósmico.

No nível pessoal
Trata-se de avaliar objetivamente se o seu estilo de vida tem sido satisfatório ou se você deseja introduzir mudanças nele para sentir-se mais feliz.
Se você estiver sentindo-se feliz e realizado (a), ótimo!
Agora, se você estiver insatisfeito (a), não porque almeje mais riqueza, status, prestígio, etc., mas porque deseja viver uma vida mais significativa, convém prestar atenção a esta inquietação e munir-se de coragem para fazer as mudanças necessárias, independentemente da aprovação ou não das demais pessoas.
Tenha em mente o seguinte: toda vez que alguém questiona o status quo tende a provocar reações negativas por parte das pessoas que são muito apegadas aos padrões ditados pelo meio em que vivem, portanto conservadoras. Isto ocorre porque elas temem as mudanças, pois se sentem inseguras diante do novo, do desconhecido e, sobretudo, diante da possibilidade de serem criticadas e rejeitadas por membros dos grupos sociais a que pertencem.
Ocorre que não é saudável ignorar os reclamos interiores por mudanças, pois quando isto acontece, elas acabam caindo sobre a sua cabeça ou provocam somatizações para que você faça uma parada obrigatória em seu ritmo cotidiano e repense sobre o modo como tem conduzido a sua vida. 
Mas, preste atenção! A inquietação é sua, o desejo de abrir-se a novas possibilidades, visando expandir seus horizontes, é algo muito íntimo, portanto não se trata aqui de agir com voluntariedade, querendo impor aos outros a sua visão de mundo, arvorando-se em “dono (a) da verdade”; muito menos de sentir-se intelectualmente superior e/ou mostrar-se arrogante, provocando e ridicularizando as demais pessoas por seu apego a velhos paradigmas.
Evite cair na armadilha da homogeneização, querendo que seu estilo de vida seja uniformizado. Lembre-se que cada um tem sua própria consciência, seus próprios sistemas de valores e de crenças e, sobretudo, seu próprio ritmo - a propósito, saiba que ainda são poucas as pessoas abertas às mudanças de paradigmas, embora este número venha crescendo ano a ano.
Aquário está associado ao respeito à individualidade, portanto à aceitação e valorização da diversidade, pois esta evidencia a magnífica riqueza de possibilidades inerente à manifestação da vida humana aqui na Terra. Sem este respeito, os ideais aquarianos de liberdade de expressão, igualdade de direito e fraternidade jamais serão atingidos.
Um parêntese se faz necessário aqui: È fundamental saber a diferença entre o respeito às liberdades de expressão e a permissividade, pois esta se expressa através da condescendência para com posturas antiéticas, perniciosas e/ou até mesmo criminosas.    
Retomando: As mudanças ocorrem 1º de dentro para fora. Não queira mudar as pessoas à sua volta, nem desperdice tempo e energia discutindo com quem não compartilha de sua visão de mundo, pois isto não levará a nada; pior, só acarretará desgaste.
Una-se às pessoas com as quais você tem afinidade, ainda que as conheça apenas virtualmente, quem sabe com o tempo vocês não venham formar verdadeiras e produtivas parcerias.
Empenhe-se, efetivamente em fazer as mudanças necessárias em seu estilo de vida e, você já estará contribuindo naturalmente para mudar o mundo em que vive. 
No nível social
Aquário é um signo social, portanto está associado a amigos, grupos, associações e movimentos sociais. E, claro, a tudo que derive da inserção do ser humano em um contexto mais abrangente do que o seu universo pessoal-familiar.
Aquário simboliza: o despertar da consciência social e de cidadania, o empenho em abraçar ideias como igualdade de direitos e deveres, justiça social, prestatividade, melhoria da qualidade de vida, e, sobretudo, a ecologia profunda que implica na valorização da vida em todas as suas formas, portanto no respeito á natureza.
Por outro lado, as negativas são: as rebeliões, as radicalizações de movimentos políticos, sociais e religiosos e, inclusive, os abusos cometidos pela mídia, pela ciência, pelos defensores do desenvolvimento tecnológico a qualquer preço e, sobretudo por organizações político-partidárias que em vez de usarem o poder em benefício da maioria, o fazem em proveito próprio e dos grupos aos quais pertencem.  
 Assim sendo, todas essas questões poderão emergir, durante este ciclo de lunação aquariano, para que sejam discutidas com seriedade e responsabilidade, pois está mais do que na hora de se decidir que tipos de manifestações aquarianas prevalecerão: as manifestações positivas que visem ao bem comum e à melhoria da qualidade de vida ou as negativas, baseadas em modelos sociais carentes de equilíbrio, justiça e harmonia.
No nível cósmico
Em sua expressão mais elevada, Aquário simboliza a busca pela transcendência, o despertar da inteligência espiritual e a consciência da conexão de o ser humano com tudo que existe no Universo.
Neste sentido, há um questionamento da visão racional, lógica e fragmentada adotada não só pela ciência e pelas áreas laicas de conhecimento, mas até mesmo por religiões mais ortodoxas; estas se apegam às diferenças formais em detrimento da unidade essencial e do verdadeiro sentido do termo religião, cuja origem remonta à palavra latina “religare”, que significa reunir, reconectar e resgatar o sentido de unidade.
A inteligência espiritual independe da religião formal, ela é a reconexão com a própria essência e está associada ao processo de individuação, através do qual o ser humano torna-se consciente de suas qualidades únicas, ou seja, de sua originalidade.
Isto não implica em aprofundar o distanciamento em relação aos demais seres humanos; ao contrário, através do resgate de sua integridade, o indivíduo toma consciência de que sua existência é dotada de um sentido maior, que transcende à fisicalidade e à mera reprodução do estilo de vida assimilado no lar e ambiente de origem.
Ele compreende que tem um papel a cumprir e um espaço a ocupar no contexto em que vive e, sobretudo, já não pode ignorar sua responsabilidade como co-criador da realidade em que vive.
O despertar da inteligência espiritual tornou-o consciente de que seus pensamentos, seus sentimentos, suas vibrações e suas ações, assim como suas omissões, impactam a vida de todos os seres, da mesma forma que é impactado por eles. Assim sendo, cabe-lhe monitorá-los de modo a sintonizar-se com o que há de melhor e mais evoluído nesta vida, ajudando a promover a evolução espiritual da espécie humana.  
Acompanhe O Ciclo de Lunação
Antes de indicar as fases deste Ciclo aqui vai um lembrete: durante este novo ciclo você decidirá se aceita ou não a oportunidade de mudança que ele lhe oferece. Se você a aceitar, introduzindo alterações significativas em seu estilo de vida, tenha certeza que você se tornará, ainda que involuntariamente, referência para as pessoas com as quais interage e fará, sim, a diferença para melhor no meio em que vive.

Fase Nova: Irá até o início do dia 31/01.
Preste atenção às suas inquietações e deixe para trás o que já se tornou inútil, disfuncional ou improdutivo. Mas, isto deve ser feito com consciência e planejamento, não impulsivamente, portanto se você sentir necessidade de mudar os rumos de sua vida prepare-se adequadamente até porque há outros trânsitos em curso que exigirão maior cuidado neste sentido. 
Fase Crescente: De 31/01, às 02h08min, até 07/02
Nesta fase a Lua já terá alcançado o signo de Touro e você poderá sentir dificuldade em implementar suas novas ideias e projetos, seja porque serão consideradas muito arrojadas, seja porque precisarão sofrer alterações para se tornarem viáveis.
Fase Cheia: 07/02, às 19h53min até 14/02
Esta fase marca a metade do Ciclo de Lunação e poderá colocar em confronto as ideias inovadoras voltadas para o coletivo e os ideias individualistas associadas ao signo de Leão. Neste há individualismo, em vez de individuação, de modo que poderá manifestar-se abertamente através de disputas de poder com figuras poderosas bastante autoritárias e personalistas.
Caso isto ocorra, convém indagar-se até ponto sua postura, ao defender suas ideias e proposições, não tem sido rígida, controladora, arrogante ou até mesmo excêntrica.
Em sua melhor expressão, durante esta fase, você colherá os frutos positivos das iniciativas e mudanças adotadas no início do ciclo.
Fase Minguante: 14/02, às 15h04min até o dia 21/02
Esta última fase por si só simboliza a necessidade de desapego em relação ao passado, mas como envolverá o signo de Escorpião, tal necessidade poderá ser intensificada.
Faça um balanço de tudo o que você conseguiu alterar em sua vida, reveja o que não surtiu efeito e liberte-se de tudo o que já não lhe serve, abrindo espaço para o novo Ciclo de Lunação em Peixes que começará no dia 21/02.  

Encerro com citações de trechos do livro “A Conspiração Aquariana” escrito há mais de 30 anos por Marilyn Ferguson.
Ela era jornalista, não astróloga, como muita gente supõe, e sua obra é fruto de sérias pesquisas sobre mudanças comportamentais manifestadas na sociedade ocidental por pessoas bem sucedidas, segundo os parâmetros do sistema capitalista, mas que, mesmo assim, sentiam-se insatisfeitas e infelizes e isto as levou a rever seus sistemas de valores e crenças e, consequentemente, resolveram dar uma guinada em suas vidas.
"Uma rede poderosa, embora sem liderança, está trabalhando no sentido de promover uma mudança radical em todo o mundo. Seus membros romperam com alguns elementos-chave do pensamento ocidental, e até mesmo podem ter rompido com a continuidade da História. Essa rede é a Conspiração Aquariana: uma conspiração sem doutrina política, sem manifesto. Mais ampla que a Reforma, mais profunda que a Revolução. Essa conspiração benigna, a favor de uma Nova Ordem, deflagrou o mais rápido realinhamento cultural da história. A grande transformação, a mudança irrevogável que nos está empolgando, não é um novo sistema religioso, político ou filosófico. É uma nova mentalidade, a ascendência de uma surpreendente visão do mundo, que reúne a vanguarda da ciência e os mais antigos pensamentos registrados".  
E ainda:
 "Uma nova geração está crescendo dentro de um paradigma mais amplo; assim tem sido sempre. Em muitos contos de ficção científica, aos adultos é impedida a transformação experimentada por uma nova geração. Seus filhos se desenvolvem inexoravelmente além deles, para uma realidade maior. Aqueles de nós nascidos dentro do paradigma da "Terra dividida"” têm duas escolhas: podemos ser enterrados com nossas velhas convicções, como as gerações de cientistas tradicionalistas que insistiam que não existiam coisas tais como meteoritos, germes, ondas cerebrais, vitaminas – ou, podemos relegar ao passado, sem sentimentalismo, nossas velhas convicções, adotando a perspectiva mais real e mais forte. Podemos ser nossos próprios filhos"” (Marilyn Ferguson: A Conspiração Aquariana” Ed. Record, 1980).
Atenção! Cabe esclarecer, aqui, que o termo conspirar significa “respirar juntos”, ou seja, ter as mesmas visões de mundo, compartilhar as mesmas preocupações com a qualidade de vida coletiva e com o futuro do planeta, sabendo-se co-responsável pelo destino da humanidade. 
Em vez de encerrar com vídeos de músicas como faço sempre, disponibilizo aqui para você o filme Ponto de Mutação (legendado), inspirado na obra de Fritjof  Capra, que contrapõe a visão holística à visão racional-mecanicista predominante na sociedade ocidental.
Aproveito, ainda, para sugerir que você leia as demais postagens deste blog não só de astrologia, mas também as que abordam temas como: autoconhecimento, ecologia, espiritualidade, qualidade de vida e saúde, pois elas estão em linha com temas aquarianos
Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística

7 comentários:

  1. Querida Rosinha
    Mesmo ainda não conseguindo ver o vídeo..(minha conexão anda ruim hoje..caiu várias vezes..rs)..só com a leitura sobre aquário, posso lhe garantir que me trouxe grande energia de renovação.
    Vem de encontro ao que minha alma reza, ou seja; a cooperação e liberdade, tendo ao fundo sempre o respeito amoroso à toda criatura.
    Ao chamado a "Nova Era"..eu digo sim!!!!
    Individualmente, me escutando mais, me permitindo a novas caminhadas..
    Socialmente, colaborando com meus dons..
    Cosmicamente, somatizando e transmitindo toda energia que possa promover paz, alegrias e evolução..

    Enfim amiga, gratidão sempre por tanto que movimenta meu espírito, acalmando meus passos ,engorajando-me a viver nesse mundo..sem medos pois para evoluir, precisamos estar dispostos e livres como pássaros..obrigada pelas suas asas!!
    Depois retorno para comentar o video..rss
    beijinhos !
    Namastê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, MI, minha querida.
      Muito obrigada por sua visita e por seu feedback positivo.
      Meu computador também está lento e o filme tem mais de uma hora de duração e imagino que isto esteja contribuindo para a lentidão já que se trata de um arquivo grande.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Rosa querida,
    Gostei mto do texto, está rico e a gente percebe seriedade e concentração, tanto no conteúdo pesquisado, qto na forma e no desenvolvimento. E achei mto interessante essa aplicação dessas ideias, dividida nas fases lunares, vou prestar atenção!...rs
    Agora, vou ver o vídeo.
    Obrigada!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Oi, minha querida Ivana
    Muito obrigada por atender ao convite para ler esta minha postagem.
    Fico feliz que você tenha gostado, pois você sabe que admiro a sua inteligência e sua fluência verbal. Além disso, o fato de você estar manifestando, aqui, seu feedback positivo quanto ao conteúdo é extremamente importante para mim, pois sei que você tem formação em Astrologia e que, portanto, fala com conhecimento de causa.
    Muito obrigada, mais uma vez, minha querida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Saudades amiguinha..muitas mesmo..
    Espero que esteja tudo bem com vc!!
    Grande beijooo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosa Maria,

    tudo bem?

    chegamos até você pelo Twitter, O Guia da Busca é um site voltado para divulgação gratuita de cursos e eventos na área do autoconheicmento e bem-estar!

    A pedidos criamos uma seção de Colaboradores, que são pessoas que nos enviam artigos na área do autoconhecimento e bem-estar e nós publicamos no site e divulgamos na nossa Fã Page no Facebook e no Twitter .

    Gostaria de saber se você tem interesse em se tornar um de nossos Colaboradores!

    Visite nosso site: www.guiadabusca.com.br

    Att,

    Ítalo Cavalcanti
    Guia da Busca

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ítalo Cavalcanti, tudo bem?
    Desculpe-me a demora em responder-lhe, mas tive problemas com meu computador e fiquei quase dois meses sem postar nada.
    Agradeço-lhe pelo convite e o aceito com prazer.
    Abraços

    ResponderExcluir