segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Resgate da Integridade do Ser: O Caminho Para a Felicidade e para a Paz



Dando sequência às postagens complementares ao signo de Libra - o signo da harmonia do ser humano consigo, com os outros e com o mundo em que vive - e aproveitando o fato de hoje, 03/10/2011, ser o dia escolhido para a prática consciente da gentileza, transcrevo aqui o artigo "Evoluir Para Ser Feliz ... Ou Ser Feliz Para Evoluir?"  

Sua autora, Vera Saldanha, é psicóloga, doutora em psicologia transpessoal pela UNICAMP e presidente da ALUBRAT -  Associação Luso-Brasileira de Psicologia Transpessoal, uma área da psicologia que leva em consideração também dimensões extra-físicas da existência (transpessoal). Tem grande afinidade com a física quântica e também com a abordagem espírita, particularmente no Brasil.

A ALUBRAT tem como presidente in memorian o Pf. Dr. Pierre Weil, criador, em 1989, da UNIPAZ - Universidade Holística Internacional de Brasília -, cujo conceito teve origem em Paris, mas coube ao Brasil o pioneirismo de implantar a primeira Universidade deste tipo, com a criação, em 1987, da Fundação Cidade da Paz no Distrito Federal. 
Nunca é demais lembrar que o termo holismo, deriva do radical grego holos que significa inteiro, pleno.
Pierre Weil concebeu os diversos programas educativos da UNIPAZ abordando e integrando os 3 pilares básicos para o estabelecimento de uma verdadeira cultura de paz:
A Paz Interior (Ecologia e Consciência Individuais).
A Paz com os Outros (Ecologia e Consciência Social).
A Paz com a Natureza (Ecologia e Consciência do Universo)


Embora eu não tenha nenhum vínculo com a UNIPAZ ou com a ALUBRAT, divulgo aqui os trabalhos desenvolvidos por seus membros, pelo fato de ter total afinidade com este tipo de abordagem.

Compartilho da ideia de que o autoconhecimento é fundamental para o resgate do poder pessoal (empowement). Este, afinal, é o único poder efetivo, pois o ser humano pode mudar o mundo através das mudanças que faz em sua vida.
Assim sendo, é preciso ter consciência de que a humanidade só desenvolverá plenamente a cultura da paz quando cada ser humano tiver resgatado a sua integridade, pois é daí que advém a paz interior e, por extensão, a paz entre as pessoas e destas com a natureza e com o Universo.


EVOLUIR PARA SER FELIZ... OU SER FELIZ PARA EVOLUIR?


Por Vera Saldanha

A busca da felicidade é uma tônica constante na vida de todo ser humano.

Quase todas as nossas ações são permeadas pelo desejo de encontrar a felicidade, até mesmo aqueles voltados para a espiritualidade, pois é o bem-estar e o conforto que advêm da fé, que nos torna cada vez mais fervorosos.
No âmbito social os políticos engendram seus discursos com a promessa da realização dos desejos que vão ao encontro da felicidade almejada pelo cidadão.
O consumismo é estimulado muitas vezes não pela qualidade em si do produto a ser vendido, mas pela fantasia da felicidade que ele traz colado em si. O que nos seduz não é exatamente o vestido, a camisa azul, ou o aroma do perfume, ou o sabor da cerveja, mas o charme que o azul pode despertar em nós ou no outro; a imagem elegante, conquistadora que aquela marca de perfume mostra aos nossos olhos, ou a alegria da companhia, do sol e da praia que a cerveja sugere!
Tão profundamente conhecedora desta natureza hedônica no ser humano, as grandes tradições religiosas, também dela sempre se valeram em seus mitos e dogmas tais como o do “Paraíso Perdido”. Quem de nós, não ouviu falar de “sofrer na terra” para ser feliz no céu ou abdicar dos bens materiais e herdar a riqueza do divino.
Na literatura infantil a fada madrinha e sua varinha mágica tornam a vida do príncipe, da princesa e de todo reinado, felizes para sempre.
Mas... afinal... que felicidade é esta? Tão milagrosa, soprada pelos ventos de fora, trazidos pelo outro, pela riqueza, pela fada, pelo príncipe!
Observamos então a humanidade caminhando incessantemente, cada vez mais rápida, cada vez com mais desejos e necessidades para encontrar esta tal felicidade; entretanto o semblante das pessoas cada vez mais pesado, os sorrisos escassos, e a infelicidade na ordem do dia seja no noticiário, na vida cotidiana, no encontro entre as pessoas.
Entretanto parece que esta visão milagrosa da felicidade é um grande equívoco, acreditar que ela venha de fora do indivíduo, que é preciso sofrer, ter muito dinheiro para depois então poder “adquirir” a felicidade. Ver a felicidade como um bem de consumo, algo de fora para dentro. Confundir a natureza do Ser inerente com o ter circunstancial e perene.
A felicidade autentica é um estado do Ser independe do ter, do fazer ou receber. É algo intrínseco a subjetividade, ao essencial. Pode sim ser despertada, estimulada, fortalecida e até mesmo construída a partir da sua própria essência, mas há que se ter a consciência desta centelha interna.
Seres de notável espiritualidade mantêm perenemente um estado de felicidade, simplesmente por se perceberem como parte do Todo. Por terem naturalmente em si a alegria da gratuidade, em dar amor, atenção, carinho e cuidados ao outro. Por sentirem em si a existência humana como uma expressão divina da Vida.
Os antigos essênios, que viveram na época de Cristo, afirmavam que a alegria é o sinal da presença de Deus no ser humano, é o entusiasmo. Para Filon de Alexandria estar triste é estar separado do Ser, é esquecer a realidade divina, é dar muita importância àquilo que não É Verdadeiro e divino.
O Dalai-Lama com um sorriso constante, afirma que seu primeiro sentimento ao acordar é o de gratidão, de felicidade, por mais um dia que ele está vivo no planeta Terra, e pode seguir então sua missão de partilhar saberes e alegria.
Hoje mesmo no âmbito da economia já se cogita a reavaliação do conceito do PIB (Produto Interno Bruto), ou até sua mudança, incorporando o processo do FIB (Felicidade Interna Bruta).
Felicidade Interna Bruta (FIB) é um indicador de progresso que inclui em sua abordagem aspectos sociais, culturais, ecológicos, psicológicos e espirituais. Sugere um programa de mudanças social e economia, baseada na premissa de que o desenvolvimento deve promover a felicidade como meta principal.
Um aspecto relevante do FIB é o seu pressuposto de que a autêntica evolução da sociedade humana só se dá quando o desenvolvimento material e o espiritual ocorrem lado a lado complementado-se e reforçando-se um ao outro.
Estudos em neurociências, evidenciam a importância da felicidade para se aprender melhor, ser mais saudável, ter mais saúde. A psicologia positiva mostra pesquisas na área da felicidade como um fator de cura dos males da mente e da sociedade. Evidencia que o grau de felicidade é diretamente relacionado à auto-estima, e que o individuo que é feliz conquista o sucesso mais facilmente, mas que o oposto nem sempre é verdadeiro.
Na abordagem Transpessoal os estudos mostram que a felicidade é um estado de conexão entre a dimensão pessoal e a divina e que experiências de felicidade genuína promovem a emergência de valores positivos como verdade, bondade entre outros.
Em nosso mundo contemporâneo é fundamental cada vez mais olhar para a felicidade autêntica, mais do que um Planeta de expiação estamos caminhando para um momento de regeneração e evolução na Terra.
A conexão com a felicidade genuína, autêntica permite a libertação de múltiplos desejos, do joguete dos dramas e sofrimentos da alma. É uma reorientação dos sentidos, é ter a clareza da finalidade do ser e estar feliz.
O estado de felicidade nos leva diretamente a este olhar mais amplo, a uma percepção maior e melhor, caridade para conosco e com o próximo. É um antídoto para os mais diferentes tipos de obsessão, compulsões e adicções.
Além disso este estado feliz nos coloca certamente em contato com as esferas celestiais, com nossos protetores espirituais; nos permite abrir o coração para ensinamentos superiores que nossa razão não consegue alcançar.
Promove relações mais harmoniosas, nos faz olhar de frente para o próximo como nosso irmão, não permitindo que fatores externos nos tirem de um estado de felicidade, de simplesmente ser, Ser humano, ser Vida, ser evolução.
Não é o que acontece fora de nós que nos fará mais ou menos felizes, mas certamente a forma como lidamos com as circunstâncias, os fatos. Todos os eventos de nossa vida em última instância estão sempre a serviço de nossa evolução, portanto se cultivarmos a felicidade interior, conectaremos com maior profundidade e sabedoria o sentido de cada evento.
Assim deixamos hoje um convite e reflexão a todos:
- Ser feliz... pode ser um caminho para Evoluir..
Vera Saldanha, Psicóloga e Doutora em Psicologia Transpessoal, presidente da ALUBRAT - Associação Luso-Brasileira de Psicologia Transpessoal.
Aproveito para inserir aqui dois links. 
O primeiro é para a notícia "Movimento Mais Feliz comemora resolução da ONU que reconhece a felicidade como uma questão de Estado", publicada no site Mercado Ético, do portal Terra; nela há também menção ao movimento que está tomando forma legal no Brasil visando enquadrar a felicidade dentro do âmbito de políticas públicas, a exemplo do grande feito iniciado em Butão e que está se espalhando mundo afora.
 http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/movimento-mais-feliz-comemora-resolucao-da-onu-que-reconhece-a-felicidade-como-uma-questao-de-estado/#.TiiwC5m_ODI.blogger
O segundo é para o trailer do  filme "Eu Maior" idealizado pela Associação Dobem, uma organização do terceiro setor, comprometida com o desenvolvimento integral do ser humano e deste com o mundo em que vive. 
Trata-se  de um documentário sob a forma de entrevistas com 100 minutos de duração. Nele diversas personalidades que se destacam em suas respectivas áreas de atuação discutem questões existenciais básicas, como por exemplo, qual o sentido da vida. Cada entrevistado define seu conceito individual de autorrealização e felicidade e acessando o link abaixo, além do trailer você poderá assistir a trechos de entrevistas já gravadas. 
Encerro com um vídeo com a gravação de "Imagine", de John Lenon, que integra o belíssimo projeto musical "Playing for Change". Este também tem uma abordagem holística, pois agrega músicos de todo mundo usando a música como fator de união entre as pessoas e, consequentemente, da paz no mundo. 


   
Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Holística.

4 comentários:

  1. Olá Rosa, amei seu blog, hoje está sendo otimo dia....pois, eu recebo mensagens e disseram o que vc escreveu hoje viu.

    DEUS PAI-MAE nos abençoe.

    Ps: já estou te seguindo.

    Olá, estou passando por aqui para convidar você para conhecer meu DOCE blog.


    Quando puder passe lá, vai ser um prazer ter sua companhia.

    www.tatidesignercake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tatiana, seja bem vinda.
    Muito obrigada por delicadeza em deixar comentários tão positivos em meu blog.
    Na verdade, ele é nosso, pois sua existência só tem sentido se as mensagens nele postadas repercutirem de um modo construtivo na vida de quem as lê.
    Claro que irei visitar seu blog com prazer, Tatiane.
    Bjs fraternos

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga
    Estar aqui em seu blog, é como estar num jardim florido embaixo de uma linda e grande árvore que nos acolhe e nos protege com sua sombra dos fatores negativos que possam surgir em nossas vidas.
    Através de seus conselhos, conhecimentos e visão, orienta carinhosamente nos conduzindo a caminhos certeiros de felicidade plena.
    Sim Rosinha, a felicidade está muito mais intrínseca em nós mesmos, de como lidamos com nossos valores internos e consequentemente com as pessoas que convivemos.Ter essa clareza faz com que tenhamos a convicção da felicidade plena alcançada através do equilíbrio emocional, aceitação do que realmente somos , ou seja; parte da natureza, alcançando assim a paz tão almejada, para nós, construindo enfim a felicidade de tantos que convivem em nosso dia a dia.Grata eternamente por sua gratuidade e benevolência em se doar !
    Deus lhe pague, por isso e por tudo mais!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Inês, minha querida, muito obrigada por registrar aqui sua generosidade sob a forma deste comentário tão positivo.
    Este blog só existe para que eu possa compartilhar com as pessoas o que eu tenho aprendido ao longo desta minha existência.
    Ele se nutre dos comentários que cada pessoa que o lê faz, pois esta é a única forma que eu tenho de saber se eu estou ou não tendo êxito na transmissão de meus conhecimentos e de minha visão de mundo.
    Bjs

    ResponderExcluir