quarta-feira, 20 de julho de 2011

Palestra da neurocientista Jill Bolte Taylor sobre seu AVC e sua nova visão de mundo. Imperdível!

Assista a este impactante depoimento da neurocientista Jill Bolte Taylor's sobre o derrame que a acometeu em 1996 e que demorou 8 anos para ser superado.
Ela descreve todas as sensações e pensamentos que se manifestaram em seu ser no momento em que se deu conta de estar sofrendo um derrame.
E discorre sobre a constatação da importância do hemisfério cerebral direito, ligado à criatividade á intuição e à espiritualidade, quase sempre subestimado pela visão científica ortodoxa, pois esta privilegia o hemisfério cerebral esquerdo, ligado à racionalidade, à lógica e à visão compartimentada do Universo. 
Jill conclui que é necessário integrar os dois hemisférios cerebrias para que o ser humano possa perceber o mundo a partir de um novo paradigma, tese essa que tem sido defendida há muito tempo pelos espiritualistas. 
Ela publicou um livro que se tornou best seller  em vários países e no Brasil recebeu o título de "A cientista que curou seu próprio cérebro". 

Atenção! Se você não domina o inglês poderá recorrer à transcrição interativa, disponível à direita do vídeo. 

Jill Bolte Taylor's stroke of insight | Video on TED.com

Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística.

4 comentários:

  1. Eu vi a palestra dela Rosinha e fiquei louca de vontade para ler o livro! Ela é uma mulher impressionante!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Mel.
    O que eu acho interessante, além disso, é a abertura que o AVC provocou nela, levando-a a questionar os velhos paradigmas científicos.
    Ao enfatizar a importância da integração dos dois hemisférios cerebrais, ela promove a reconexão entre ciência e espiritualidade, cuja separação só passou a existir, no séc. XVII/XVIII, por questões de disputas de poder entre Estado e Igreja.

    ResponderExcluir
  3. É, mas ela está sendo bem criticada por isso né? Os colegas cientistas dizem que agora ela está escrevendo "auto-ajuda". Mas o bacana é que ela parece não estar nem aí para tudo isso. :-)

    ResponderExcluir
  4. Claro que eles tendem a criticá-la, pois, com a sua postura, ela está questionando séculos de encastelamento das ciências ditas exatas em uma posição de prestígio inabalável.
    "Os donos da verdade" sentem-se ameaçados diante da perspectiva de um novo paradigma vir a predominar na visão de mundo do ser humano ocidental.
    Mas, graças a Deus, há vários cientistas que já estão adotando essa nova visão e contribuindo, assim, para a expansão da consciência da humanidade.

    ResponderExcluir