sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mercúrio, Vênus e Marte em Touro: Valorização da Vida

Os três planetas pessoais, Mercúrio, Vênus e Marte estão transitando pelo signo de Touro dinamizando questões relativas ao bem estar e á qualidade de vida na experiência terrena.
Há ênfase nas questões práticas envolvendo: valores, negócios, trabalho, segurança, ética, estética, conforto, saúde e bem estar em geral. Mas também há maior tendência à disposição amorosa e á sensorialidade. Ter uma vida prazerosa é fundamental neste período! 

Mercúrio com Vênus em Touro: Interações Harmoniosas
Essa união planetária “adoça a comunicação”, pois há maior predisposição à criação de harmonia nos diálogos estabelecidos.  Isto tanto se aplica ao diálogo entre as mentes consciente e inconsciente, quanto às interações que você estabelece com as pessoas de seu convívio.
No 1º caso, facilita enviar mensagens positivas sobre si ao inconsciente, de modo a trabalhar consistentemente sua autoestima e sua segurança interior.
No 2º caso, favorece o entendimento mútuo nas relações que você estabelece, até porque estando com a autoestima fortalecida você conseguirá “tirar de letra” qualquer crítica ou insinuação maldosa que lhe fizerem.
Mercúrio com Marte em Touro: Ação Planejada
Esta união favorece a ação estrategicamente planejada possibilitando agir com firmeza, objetividade e clareza. Também facilita as transações comerciais, pois há maior predisposição a fazer investimentos, sobretudo em imóveis e terrenos, bem como em concretizar negociações que ofereçam uma justa relação custo-benefício.
Vênus com Marte em Touro: Comprometimento 
Esta dupla favorece as relações com o sexo oposto, inclusive os compromissos mais sérios, tais como noivado e casamento.
Ela também favorece as parcerias de negócios, os acordos comerciais e financeiros, bem como atividades ligadas ao prazer, ao bem estar, á ética  e à estética, tais como: decoração, arquitetura e construção, paisagismo e floricultura, gastronomia, artes em geral, sobretudo canto, dança, artes plásticas e escultura. E ainda: administração financeira, economia, contabilidade, bancos e mercado de capitais, bem como agricultura e pecuária.  
Cuidado! Há maior propensão à teimosia, à possessividade e à autocondescendência. 
A 1ª inviabiliza qualquer chance de entendimento entre as partes quando houver algum ponto de discordância. 
A 2ª intoxica as relações devido à insegurança que é projetada sobre o outro sob a máscara do ciúme e da desconfiança. 
A 3ª pode fazer com que a preguiça se instale e/ou permitir que a gula fale mais alto do que sua consciência. 


Atenção! No final deste post analiso os trânsitos harmoniosos que Mercúrio, Vênus e Marte fazem com Netuno e Plutão, indicando maior propensão ao romantismo, ao refinamento, bem como menor resistências às transformações que se fazem necessárias. Também faço algumas recomendações para este período. 

Vejamos a seguir as possíveis manifestações do trânsito de cada um destes planetas em Touro. 
Mercúrio em Touro: Praticidade
Suas energias mentais serão direcionadas para a obtenção de resultados palpáveis e benéficos, visando a ter acesso a um cotidiano saudável, organizado, confortável, seguro e feliz.
A mente estará mais cautelosa, mais preocupada em aprofundar-se nas questões que lhe interessam, dissecando fatos e conhecimentos, esclarecendo equívocos, dirimindo dúvidas e, sobretudo, buscando otimizar a relação custo-benefício em todas as suas interações.

Você está tendo a oportunidade de focar sua atenção em questões que de fato valham à pena, pois é isto que lhe permitirá administrar com competência as experiências da vida cotidiana.
É hora de saber distinguir o que tem valor e substância para você daquilo que não o tem. O poder discriminativo de Mercúrio facilita enxergar a realidade tal qual é, para que você possa separar o joio do trigo neste seu processo evolutivo. Lembre-se que estamos vivendo novos tempos e eles remetem à valorização do que é essencial em detrimento do que é supérfluo ou fútil. 
Focalize aquilo que você deseja obter para sua realização, tendo em mente a necessidade de ouvir a voz do coração, de modo a plasmar com o seu poder mental a realidade que você deseja criar para si e para o mundo em que vive.
Planeje com calma seus próximos passos. Tenha determinação e persistência, mas não abra mão da flexibilidade, pois é ela que lhe ajudará a fazer ajustes em suas abordagens e planos caso eles sejam necessários.
Atenção! Se você perceber que a rigidez está falando mais alto pare e lembre-se de formular a famosa pergunta á sua consciência: “O que eu quero afinal, ser feliz ou ter razão?”
Se você concluir que a insistência em determinadas questões não traz benefícios a ninguém, pelo contrário, só acarreta aborrecimentos, é hora de rever sua postura e buscar o consenso, afinal, Touro valoriza a paz. 
Lembrete: Ninguém detém o monopólio da verdade. Ter abertura para rever posições, idéias, sistemas de valores e de crenças e afirmações, feitas superficialmente ou sem a devida maturação, será fundamental neste período, caso você tenha que reavaliar determinadas situações e/ou relações. 
Mercúrio poderá manifestar-se negativamente em Touro não só através da teimosia, mas também através dos apegos já descritos no post anterior, por isso convém prestar atenção às seguintes dicas:
Cuidado com o perfeccionismo: ele tende a comprometer a obtenção dos resultados, pois tanto pode levar à intempestividade quanto à inércia paralisante. Lembre-se: o perfeccionismo está associado aos perfis workaholic e healthaholic, portanto preste atenção a exageros deste tipo.  
Pare e pense: o que está por trás dessa necessidade de quere controlar absolutamente todos os detalhes? Provavelmente é o medo da crítica e/ou da desaprovação alheia. E aí será preciso aprofundar-se na questão para analisar problemas de insegurança, já que estes derivam de um sentimento de “minus valia”, portanto da baixa autoestima.
Este é o momento correto para você rever essa questão, pois sua mente estará focada na obtenção de resultados benéficos concretos para si e para as pessoas com as quais você convive no cotidiano.
Vênus em Touro: Ênfase Nas Boas Coisas da Vida

Vênus rege dois signos: Touro, o signo fixo de terra, e Libra, o signo cardinal de ar.
Transitando pelo signo que rege, Vênus tende a ter facilidade para manifestar-se, de modo que as pessoas em geral estarão mais preocupadas com o bem estar físico e material, pois ele faz emergir questões relativas à qualidade de vida, seja no plano individual, seja no coletivo.
Vênus é o planeta que simboliza a visão pessoal que cada um de nós tem sobre o dar e o receber nas relações em geral, sobretudo, nas parcerias afetivas e/ou de negócios. 
Ele está associado ao equilíbrio e à harmonia e como tal tem como subprodutos os conceitos de estética, ética, bem estar, prosperidade, conforto e gratificação. 
Em termos macros isto indica maior atenção à ecologia, à reciclagem de materiais, às reservas naturais e à sustentabilidade, portanto à sobrevivência do planeta.
Já em termos sociais há tendência a maior preocupação com a ética, com a estética, com questões patrimoniais e financeiras, bem como com a produtividade e com a administração de recursos em geral, o que inclui hábitos de consumo.       
Na experiência individual haverá maior propensão a preocupar-se com o retorno dos investimentos, sejam eles financeiros ou não. Lembre-se que Touro visa à obtenção da melhor relação custo-benefício. 
Você pode querer ampliar seus investimentos e patrimônio, bem como poderá executar a reforma ou construção de seu imóvel, visando não apenas ao seu maior conforto, mas também a alavancar valor do mesmo.   
Mas também há maior predisposição às trocas amorosas, ao clima de romance e a tudo que estimule os órgãos de percepção sensorial e o erotismo.
Manifestações positivas deste trânsito: 
Estimula a autoestima e fortalece o magnetismo pessoal. Há maior consciência do valor pessoal, da beleza e dos demais recursos que seduzem o sexo oposto e encantam as pessoas em geral.
Há maior zelo em relação à vida física e material. Isto tanto se dá através dos cuidados com a aparência, a saúde, o trabalho e a nutrição, quanto através da busca pela satisfação sexual e/ou do empenho em ganhar dinheiro, o que inclui o upgrade em investimentos financeiros e patrimoniais.
O senso estético torna-se mais apurado. Há mais facilidade para perceber a beleza física e material, bem como as belezas mais sutis.
Maior naturalidade ao lidar com o dar e o receber nas relações afetivas e sexuais, pois estas são associadas às necessidades básicas da vida.
Maior interesse em conquistar a paz interior e em estabelecer vínculos sólidos e duradouros nas relações com o mundo exterior.
Maior interesse em assumir e honrar compromissos, mostrando-se leal, confiável e eficiente no que faz.
Tendência a valorizar a harmonia nas relações. Senso de justiça e tato para administrar conflitos, de modo a evitar brigas.
Amor pela natureza, pelo conforto e por tudo que dê prazer.
Maior propensão a enfatizar valores e crenças conservadores, bem como a endossar o que é considerado belo, bom e desejável segundo os padrões convencionais.
Há maior ênfase no pragmatismo, na prudência e na busca por resultados concretos. Isto inclui: maior preocupação em prover a si e aos entes queridos os recursos necessários a uma vida saudável, confortável e próspera.
Suas manifestações negativas são:
Tendência ao hedonismo exagerado, à preguiça e à autocondescendência, bem como à passividade e à procrastinação. No extremo oposto, tendência empenhar-se com todas as forças para acumular inúmeros bens e propriedades visando à satisfação, ao conforto e à segurança. 
Apego exagerado à tradição, às normas e às leis ditadas pelo senso comum, inibindo a criatividade e a liberdade de expressão.
Atenção! Cuidado com tendência à possessividade, tanto de objetos, seja de pessoas, cargos, etc., bem como com a teimosia, a voluntariedade, e a dificuldade em perceber que os outros não extensões suas. 
Por outro lado, evite a tendência ao desânimo, à desmotivação e até mesmo à depressão, quando não consegue obter o que deseja, quando demora a concretizar seus objetivos ou quando perde algo que conseguiu conquistar.
Marte em Touro: “Fazer Acontecer”
Marte está dando-lhe a oportunidade de “fazer acontecer” aquilo que você almeja ou necessita obter para sentir seu senso de identidade fortalecido.
Embora Marte tenha dificuldade para manifestar-se em Touro, este trânsito favorece agir com firmeza para pôr em prática algumas iniciativas que vinham sendo testadas, ou ainda executar e/ ou concluir trabalhos em andamento que necessitavam de maior consistência e/ou estavam aguardando o momento certo para serem implantados.
Ele também estimula o desejo de viver uma vida confortável e prazerosa.  
Manifestações Positivas deste Trânsito
Estimula o autocontrole, a disciplina, a paciência, a determinação, a persistência, o poder de argumentação e o pragmatismo.
Há maior disposição para o trabalho e para os negócios, sobretudo ao envolvimento com atividades que lucrativas.
Além das atividades já descritas na união de Vênus com Marte em Touro,  favorece também trabalhar a voz, desenvolver habilidades artesanais e manuais, inclusive as terapêuticas como massagem, por exemplo.
Há maior valorização do que é ditado pelo senso comum, bem, como do que é tradicional e/ou já demonstrou ser produtivo e eficiente. 

Favorece fincar raízes, seja no sentido literal – adquirindo uma propriedade, fazendo reformas para valorizar sua propriedade, firmando um contrato profissional duradouro, etc. -, seja no sentido figurado, mostrando-se estável, leal e confiável ao firmar compromissos em suas relações pessoais e/ou sociais.  
Estimula conciliar a firmeza de postura e o empenho em “batalhar” pelo que se quer com o desejo de criar harmonia e paz em sua vida.
A libido é canalizada para a obtenção de prazer em todas as áreas da experiência terrena, sobretudo a das relações sexuais.  
A sensorialidade é estimulada. Há maior propensão à obtenção de prazer através de estímulos aos órgãos de percepção sensorial - perfumes, flores, cores, texturas, comidas e bebidas, etc. Há maior desejo de namorar, fazer sexo, tocar e se deixar tocar...  
Há maior predisposição a receber amigos em casa e compartilhar com eles as boas coisas da vida.
Suas manifestações negativas são:
Tendência a gastar demais em nome da obtenção de prazer e de uma vida em grande estilo. No extremo oposto, tendência à praticidade rude e a desprezar regras de etiqueta e de requinte em nome da simplicidade e da funcionalidade. 
Tendência ao açambarcamento de recursos, à avareza, à teimosia e ao egoísmo.
Cuidado! Poderá canalizar muita energia para a busca de prazer imediato, seja através de gastos compulsivos, seja através de conquistas amorosas, seja através da voracidade gastronômica.  
Tendência à possessividade, ao revanchismo, bem como á fixação em traições e/ou idéias conspiratórias, contra as quais crê precisar defender-se; neste caso, poderá agir com truculência para defender seus bens e recursos ou ainda mostrar-se capaz de passar como um trator sobre seus desafetos.  
Tendência ao tédio, ao comodismo, à passividade e à procrastinação.
Atenção! Há a possibilidade de perdas financeiras e gastos forçados, portanto use o bom senso, a prudência e o pensamento estratégico antes de envolver-se em negócios “que prometem grandes lucros, mas são arriscados”. Não deixe que a teimosia fale mais alto nesta hora.
Trânsitos Harmoniosos com Netuno: Refinamento
Como já adiantei acima, Mercúrio, Vênus e Marte harmonizam-se com Netuno, em Peixes, indicando um período muito criativo e romântico pela frente. 
Você poderá investir em sua relação afetiva criando um clima de romance que englobe: banho de espuma a dois com óleos essenciais, incluindo massagem do tipo tailandesa; jantar requintado à luz de velas, um bom vinho, de preferência um champagne ou um espumante requintado; aromas perfumando o ambiente, ao som de música envolvente; tecidos sedosos e macios que acariciam o tato e outros estímulos sensoriais. 
Estes trânsitos também estimulam a intuição e favorecem os temas ligados às artes, à espiritualidade e ás curas holísticas.  
Trânsitos Harmoniosos com Plutão: Mudanças Facilitadas
Os três planetas estão também em harmonia com Plutão, o planeta da morte e do renascimento, portanto das transformações profundas.
Isto facilita a tarefa de separar o joio e do trigo, de modo que você saberá reter o que realmente é essencial à sua vida, bem como conseguirá descartar o que só serve para lhe prejudicar ou, no mínimo, não lhe traz nenhum benefício concreto.
Aproveite este trânsito para:
Fazer balanços sobre seus sistemas de valores e de crenças, sua saúde e seu bem estar, seus relacionamentos, suas atividades e relações profissionais, seus bens patrimoniais e tudo o mais que se refira ao seu contexto cotidiano.
Você poderá ter insights brilhantes, através dos quais tomará consciência de tudo o que já se tornou desnecessário ou improdutivo em sua vida.
Este é o 1º passo para a transformação de sua existência. Ao conectar-se com seus sentimentos e valores mais profundos, você poderá comprometer-se efetivamente com a decisão de trilhar novos rumos, visando imprimir mais qualidade à sua vida.
A hora é esta. Faça um exame de consciência e indague-se se você está de fato obtendo da vida tudo o que deseja, quer e merece receber para fortalecer o seu senso de autoimportância e de autovalorização.
Se a resposta for positiva, ótimo. Se for média, convém mudar as áreas que estão aquém de suas expectativas e de seu poder pessoal, fazendo os ajustes necessários ao seu bem estar. Agora, se as respostas foram negativas, nada de mascarar a realidade. E, muito menos, nada de cair na armadilha da procrastinação.
Mãos à obra. Aja com firmeza. Liberte-se de todo e qualquer sentimento de “minus valia”, pois ele é o culpado por você aceitar da vida menos do que pode e merece receber. Seja trabalhando no que não lhe dá prazer ou não lhe dá a remuneração desejada, seja mantendo relações afetivas, de negócios ou até mesmo de amizade com pessoas negativas que em nada contribuem para o seu bem estar, seja vivendo em condições aquém de suas reais possibilidades. 
Recomendações Gerais para Esta Dinamização Taurina:
Seja coerente, honre a sua palavra, mostre-se estável e confiável, saiba aproveitar tudo de bom que a vida lhe oferece. 
Atenção! Você tenderá a fortalecer a sua autoestima se, a cada dia, conseguir concluir uma tarefa ou concretizar algo programado, por mais simples que seja. Isto porque com Touro sendo muito ativado você precisa ter a sensação de dever cumprido para sentir-se confortável!
É hora de fortalecer o sentimento de autoimportância de modo prático e objetivo.
Uma revisão em seu sistema de valores e de crenças poderá ser muito útil para você abandonar o que não tem contribuído para o fortalecimento de sua autoestima.
Mas não se esqueça: tem sabedoria quem é capaz de rir das próprias falhas, bem como de admiti-las com humildade. Se há aspectos de sua vida e/ou de sua imagem que não lhe agradam, mãos á obra, pois chegou a hora de promover melhorias em sua existência.
O contato com a terra e com natureza lhe fará muito bem, neste período.
Você também poderá beneficiar-se das seguintes  terapias: argiloterapia, aromaterapia - sobretudo massagens com óleos essenciais de bergamota, gerânio, jasmim, rosa e ylang-ylang -, shiatsu, rolfing massagens em geral, musicoterapia, ludoterapia, gemoterapia, inclusive a terapia com pedras quentes e também cromoterapia, sobretudo com as cores verde e turquesa.
Encerro com links para vídeos de músicas que têm tudo a ver com esta dinamização taurina:

O 1º é para a música “O Que É, O Que É”, de Gonzaguinha com Maria Bethânia, Nana Caymmi e Miúcha:
O 2º é para um mix de duas músicas de e com Rita Lee e Roberto de Carvalho: “Banho de Espuma” e “Chega Mais”:
O 3º é para a versão francesa da música “Eu Sei Que Vou Te Amar” de Tom Jobim e Vinícius de Morais com Marcio Faraco e Nana Caymmi:
O 4º é para a música de e com John Mayer "Your Body Is A Wonderland" 
http://www.youtube.com/watch?v=N5EnGwXV_Pg

A última é para a música de e com Leonard Cohen: Dance Me To The End Of Love:
http://www.youtube.com/watch?v=4UP6kDq0Uhw&feature=related

Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística

2 comentários:

  1. Tudo a ver com meu momento, Rosa! Estou mergulhando de cabeça! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Então prepare-se para mergulhar mais ainda, Chico, pois Júpiter estará entrando em Touro no dia 05/06. rsrsrs
    Bjão

    ResponderExcluir