terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Os Benefícios das Terapias Complementares

Estou postando aqui o link para uma matéria publicada no UOL, com o título "Diagnósticos pouco promissores estimulam a criação de terapias corporais".
Ela estabelece a relação de causalidade entre a visão compartimentada da medicina ocidental convencional - baseada, sobretudo, na doença, nos sintomas e nas alopatias específicas aos mesmos -, e a criação de terapias "alternativas" desenvolvidas a partir do enfoque na saúde, portanto na capacidade auto-regenerativa do corpo humano. 
Tais terapias propõem técnicas que visam ao resgate do equilíbrio entre os corpos de energia física, mental, emocional e espiritual, daí serem consideradas holísticas. Esta denominação deriva do radical grego "holos", que significa o todo/ a totalidade.
 Embora as Faculdades de Medicina ainda adotem, em sua grande maioria, uma grade curricular com ênfase na especialização, ou seja, na compartimentação do organismo, já há a abertura de algumas delas para a inclusão de abordagens terapêuticas mais inclusivas em cursos de pós-graduação e na montagem de equipes multidisciplinares em seus hospitais-escolas.
Chamo sua atenção para uma das primeiras postagens que eu coloquei neste blog com o título: “Saúde, uma questão de opção”, cujo link segue abaixo.  
Neste artigo eu proponho uma reflexão sobre a percepção de si mesmo (a) como um ser íntegro, ou seja, inteiro, que é sempre co-autor tanto nos processos de doenças quanto nos de cura.  
Também recomendo a leitura das demais matérias sobre Saúde e Qualidade de vida neste blog. 
Encerro com um link para o vídeo bem humorado da música “ No Stress”, com Laurent Wolf 
 http://www.youtube.com/watch?v=bVRnMrl2oj8 


Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística

Nenhum comentário:

Postar um comentário