sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Em Defesa da Vida e da Amazônia

Todos nós estamos acompanhando as devastações que as chuvas têm causado em várias cidades brasileiras. E mais uma vez assistimos a velhas reprises que são as explicações dadas pelas autoridades federais, estaduais e municipais para as catástrofes há muito anunciadas.
Falta de planejamento, uso indiscriminado do solo e, sobretudo, desrespeito à natureza e à vida humana, em nome do “desenvolvimento” a qualquer preço, são as causas dessas tragédias. 
Por isso, insiro a seguir o link para o artigo "Não é a chuva que deve ir para a cadeia", de Marcos de Sá Corrêa, publicado no site "O eco".
 http://www.oeco.com.br/todos-os-colunistas/34-marcos-sa-correa
Complexo Hidrelétrico de Belo Monte: Um Crime Ecológico 
Há forte pressão, por parte de grupos econômicos poderosos, para a rápida obtenção de licença ambiental, que lhes permitirá construir o Complexo Hidrelétrico de Belo Monte.
Isto já provocou os pedidos de demissão não só de Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente, mas também de dois presidentes do IBAMA, sendo que o último ocorreu em 13/01/2011, devido à interferência do ministro Edison Lobão, de Minas e Energia. Ele representa os interesses das grandes usinas e já começou a cobrar urgência na liberação da licença ambiental.  
Cabe, pois à presidente Dilma Roussef, posicionar-se claramente em relação a esta questão. No passado ela teve atritos com a ex-ministra Marina Silva, por apoiar junto com Lula, a construção de Belo Monte. Posteriormente assinou um compromisso de preservação ambiental, até porque ela se viu surpreendida pela candidatura da ex-ministra e também constatou o prestígio da mesma no âmbito internacional.
 Mas cabe também a você e eu nos conscientizarmos de nossas responsabilidades sociais, apoiando movimentos voltados para a preservação ambiental e, sobretudo, projetos de obtenção de energia, como o eólico, por exemplo, que é ecologicamente correto.
Deixo para você dois links sobre este tema.
 O 1º é para a matéria de Washington Novaes, publicada em 24/12 no jornal “O Estado de São Paulo”, na qual ele indaga e discute que tipo de matriz energética o Brasil deverá eleger nesta segunda década do novo milênio.
O 2º é para o abaixo-assinado encabeçado pela ong Avaaz a ser apresentado à presidente Dilma Roussef ainda neste mês.
Encerro desta vez, não com vídeos musicais, mas com dois vídeos, com a narração de Dira Paes, sobre o impacto do Complexo Belo Monte nos Rios da Amazônia.
http://www.youtube.com/watch?v=4k0X1bHjf3E
Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística

Um comentário:

  1. Muito pertinente, titia. Também gostei muito do artigo do Marcos Sá Correa, legal vc postar o link!

    Beijos!

    ResponderExcluir