domingo, 19 de dezembro de 2010

Nutrição Funcional, Qualidade de Vida e Longevidade

Há um ditado que diz: “O peixe morre pela boca”. Mas há algum tempo já se sabe que este ditado é extensivo ao ser humano, pois sua alimentação interfere diretamente em sua qualidade de vida, portanto na sua longevidade.
Não obstante a última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, do IBGE,divulgada na quinta-feira, 16/12/2010, mostra que os brasileiros comem mais açúcar e menos frutas e hortaliças do que é recomendado por nutricionistas e nutrólogos.

Além disso, há maior consumo de gorduras bem como maior ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas, sobretudo nos estratos sociais mais elevados, em detrimento do tradicional arroz com feijão e/ou de dietas mais equilibradas, como você poderá constatar acessando o link para a matéria publicada no site Veja.com


Por isso, posto aqui alguns links que poderão ser úteis para uma melhor compreensão da importância de você adotar uma nutrição funcional no seu cotidiano. Trata-se de optar por um tipo de orientação alimentar que poderá contribuir não só para melhorar a sua qualidade de vida, mas, sobretudo, para evitar doenças que acabam acarretando a ingestão de medicamentos, muitos dos quais com significativos efeitos colaterais.
O primeiro é para o artigo “9 alimentos que prolongam a vida”, da revista “Viva Saúde”. 
9 alimentos que prolongam a vida Eles cuidam de órgãos vitais, como cérebro, pulmão, estômago...
O segundo é para uma noticia “Superfrutas da Amazônia”, publicada no site UOL, tendo, inclusive um vídeo para enriquecê-la.     http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/844559-superfrutas-da-amazonia-conquistam-adeptos-no-mundo-assista.shtml
Blindagem contra a TPM
Finalmente, o terceiro link é para a notícia publicada no caderno “Saúde” do jornal “O Globo”, sob o título “Conheça os alimentos que melhoram e os que pioram os sintomas da tensão pré-menstrual". São dicas que auxiliam a criar uma verdadeira blindagem contra manifestações da síndrome da TPM.  http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2010/12/14/conheca-os-alimentos-que-melhoram-os-pioram-os-sintomas-da-tensao-pre-menstrual-923280872.asp
Que tal aproveitar esta época, favorável a revisões de vida e a elaboração de novos planos, para tomar decisões mais saudáveis em relação á sua nutrição?
Encerro com dois links: O primeiro é para cenas do filme "Comer, Rezar e Amar", com a música "Better Days", na voz de Eddie Vedder. 
O segundo é para a música "La forza de la Vitta", na voz de Renato Russo, com legenda em português. Ela alerta que cada um de nós tem uma energia vital poderosa, que quando mobilizada, é capaz de superar todos os obstáculos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário