sábado, 12 de junho de 2010

Lunação em Gêmeos: Comunicação

Hoje, 12/06/2010, ás 08h16min (horário de Brasília) teve início um novo Ciclo de Lunação no signo de Gêmeos, o 1º signo de ar e mutável.
Vale lembrar que cada novo Ciclo nos convida à  introdução de mudanças em nossas vidas.   
Gêmeos é um signo mental e como tal está associado à assimilação e ao processamento de informações e conhecimentos. 
Mas como o ar também está ligado aos processos de socialização, Gêmeos tem a incumbência de compartilhar, com as pessoas do meio em que vive, os conhecimentos adquiridos e as habilidades desenvolvidas.  

Aproveite estes dias para  lançar-se a novos projetos e atividades. 
Tenha em mente que a área de sua vida simbolizada pelo signo de Gêmeos em seu Mapa Natal estará sendo bastante ativada e convém sintonizar-se com suas manifestações mais positivas para melhor aproveitá-la.
A casa em que ele se encontra em seu Mapa Natal estará sendo dinamizada para que você adquira maior compreensão sobre os temas que ela abrange, por isso terá mais interesse em buscar e trocar informações sobre as questões que lhe são pertinentes. (Ver descrição das casas no texto “Novo Ciclo de Lunação e As Casas do Mapa Natal” (14/04), bem como sobre Mercúrio em “Mercúrio em Touro” (19/04) no Arquivo de Astrologia).
Dotado de grande agilidade mental, poder de articulação, bom humor, leveza e mobilidade, Gêmeos é estimulado pela curiosidade, pelo desejo de estar bem informado, bem como pela necessidade de interagir com pessoas, comunicando-se e/ou negociando com elas.
Dono original da casa 3, Gêmeos abrange as relações com irmãos, parentes, amigos fraternos, colegas do cotidiano, vizinhos e o meio ambiente em que a gente nasceu e/ou vive. Esta casa também está associada aos meios de transporte e às viagens próximas e/ou de curta duração.
Qualidades Positivas de Gêmeos: Flexibilidade Mental
Será importante manter-se em sintonia com as melhores expressões de Gêmeos. 
A flexibilidade mental é sem dúvida a melhor característica deste signo, pois permite usar a inteligência a seu favor e não contra como acontece, por exemplo, com os signos que carecem desta característica e tendem à rigidez mental (signos fixos) e/ou à presunção de que são os donos da verdade (Virgem e Sagitário, por exemplo).
Mas dentre seus traços positivos destacam-se ainda:
Adaptabilidade às circunstâncias da vida.
Abertura às mudanças e à aquisição de novas idéias, informações e conhecimentos.
Tendência a ter um leque bem amplo de interesses.
Facilidade para assimilar e processar novas idéias e tendências, bem como para reciclar conhecimentos e técnicas já desenvolvidos. Contínuo desejo de manter-se atualizado. Quer estar por dentro das novas tendências e de tudo o que acontece no mundo.
Tendência à leveza, ao bom humor, ao lazer intelectual e cultural, às brincadeiras espirituosas e à rapidez na troca de idéias e de informações.
Facilidade para transmitir às outras pessoas os conhecimentos adquiridos.
Interesse em desenvolver novas habilidades e capacitações profissionais. Facilidade para desenvolver mais de uma atividade ao mesmo tempo.
Excelente senso de oportunidade.
Grande capacidade de comunicação; sabendo usar as palavras certas é capaz de convencer quem quer que seja.
Facilidade para negociar, pois sabe ter jogo de cintura para conciliar os interesses de todos os envolvidos.
Traços Negativos de Gêmeos: Instabilidade
Tendência à instabilidade de humor. Tendência ao nervosismo e à extrema agitação mental.
Inconstância. Dificuldade em fixar-se no quer que seja.
Tendência a entediar-se rapidamente por algo que antes mobilizou seu interesse.Dificuldade em dar continuidade ao que inicia. 
Tendência à superficialidade. Resistência a aprofundar-se no quer que seja. Isto não faz deste signo um companheiro fiel, nem capaz de lidar bem com seus sentimentos e emoções.
Resistência em assumir compromissos e responsabilidades.   
Inabilidade para administrar questões e conflitos emocionais.
Influenciabilidade. Tendência a imitar os outros ou a reproduzir padrões mentais e comportamentais que estão na moda só para considerar-se “up to date”.
Tendência a refugiar-se em sua mente para fugir da rotina cotidiana ou de chateações inerentes á vida físico-material.
Dificuldade em defender suas idéias.
Imaturidade, bem como tendência a emitir julgamentos precipitados sobre pessoas, situações e experiências.
Tendência à fofoca. A curiosidade pode transformar-se em gosto por bisbilhotar a vida alheia.
Tendência a mentir e a enganar só por prazer, mas também para obter vantagens pessoais. Neste caso é péssimo negociador (a).
Tendência ao oportunismo.
Desafio deste Ciclo de Lunação: Poder de Discernimento
Durante esta lunação cada um de nós terá que encarar o desafio de usar a capacidade mental discriminativa para “separar o joio do trigo” visando selecionar o que contribui para o seu crescimento pessoal, portanto para a concretização de seus objetivos e metas. Mas, sobretudo, será fundamental ter desprendimento e generosidade para compartilhar informações e experiências adquiridas de modo a cumprir com a sua missão nesta vida.
Oportunidades deste Ciclo: Respeito à Diversidade
O Ciclo de Lunação em Gêmeos dá a cada um de nós a chance de abrir-se às mais diversas possibilidades de modo a aprender a lidar com as diferenças, respeitando as diversidades de opiniões, interesses, desejos, necessidades e estilos de vida.
Usando a flexibilidade mental, que lhe é própria, cada um de nós terá facilidade de perceber os pontos de convergência entre diferentes opções e, consequentemente, a capacidade de saber conciliar os interesses pessoais com os alheios.
Acima de tudo ele nos oferece a chance de aprendermos a desenvolver o poder de síntese entre diversas abordagens e visões de mundo. 
Alerta desta Lunação: “Quem não se comunica se trumbica” 
Explore a facilidade de detectar e aproveitar oportunidades que este Ciclo lhe oferece para agitar sua vida e conectar-se com o mundo exterior. Lembre-se do que dizia Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica.”
 Mexa-se. Reúna-se com parentes, amigos fraternos, colegas de trabalho, vizinhos e pessoas de seu contexto cotidiano.
Assistir com grupos de amigos os jogos da Copa é uma atividade própria a esta Lunação!  
Aproveite para colocar em dia suas correspondências, dar os telefonemas que você andou postergando no último ciclo de lunação, bem como para adquirir novos conhecimentos, matriculando-se em cursos, participando de workshops, etc.
Lembre-se do seguinte: Todas as atividades mentais/ intelectuais estarão favorecidas nesta Lunação. É um excelente período para você fazer planos de médio e longo prazo, ministrar cursos, palestras, treinamentos e workshops, divulgar seus trabalhos, publicar livros, atuar na mídia impressa, eletrônica e virtual, bem como promover eventos e/ou participar deles. Também favorece as negociações em geral.
Atenção ao Desenrolar deste Ciclo: As fases desta Lunação.
Dia 19/06 - Lua Crescente em Virgem: Fase de Ajustes
A fase crescente deste Ciclo em Virgem lhe dará condições de fazer os ajustes necessários para tornar seus projetos e ideias mais eficazes e eficientes.
Virgem é o signo da simplicidade, da prestatividade e do auto-aperfeiçoamento.  E como já esclareci aqui, Saturno está transitando por ele (Ver Arquivo de Astrologia “08/04: Saturno Retrógrado em Virgem”), dando a cada um de nós a chance de aprender a respeitar os limites da realidade e, sobretudo, de ter sabedoria para distinguir o essencial do supérfluo, pois assim é possível otimizar os recursos disponíveis para concretizar os projetos verdadeiramente significativos.
Hora de priorizar o que é útil para você e para os outros.
Durante e a fase crescente você poderá detectar melhorias a serem incorporadas a seus projetos e empreendimentos, bem como aceitar sugestões de outras pessoas que lhe apontam correções necessárias para viabilizá-los ou, ainda, que lhe indiquem novos rumos e oportunidades para os quais você não havia atentado.
Atenção! É fundamental agir com bom senso, correção, ética e todo capricho possível, se você quiser colher os bons frutos que virão com a fase cheia deste Ciclo.
Dia 26/06: Lua Cheia em Sagitário: Fase da Colheita.
A Lua Cheia marca o ápice deste Ciclo e lhe dará a chance de perceber mais claramente se suas iniciativas e relações desencadeadas no início deste Ciclo foram bem sucedidas ou não. Saberá onde você foi eficaz e eficiente e onde deixou a desejar por erros de avaliação. Talvez você tenha que se deparar com opositores intolerantes, que se arvoram em donos da verdade ou até mesmo sejam dogmáticos em suas percepções e opiniões. Não entre na pilha deles. Use  o “jogo de cintura” que Gêmeos lhe oferece e imprima leveza a qualquer situação em que tenha que se confrontar com pessoas que não concordem com você.
Dia 04/07: Lua Minguante em PeixesFase do Desapego.    
Você já sabe que esta é uma fase de conclusões, portanto neste período você poderá definir claramente o que se mostrou mais eficiente, o que pode ser transformado, pois vale ser mantido, e o que deve ser abandonado porque não surtiu os efeitos almejados. 
Lembre-se que é hora de limpar a área. Aproveite a energia do signo de Peixes que é a do desapego para livrar-se do que já não serve, abrindo espaço para que o novo Ciclo, em Câncer, encontre espaço abundante e solo fértil para abrigar as novas sementes a serem lançadas. 

Deixo aqui o link para o vídeo com a dupla  Hermeto Pascoal e Sivuca  numa interpretação genial de Tico-Tico no Fubá, que retrata bem a inquietação de Gêmeos.
http://www.youtube.com/watch?v=sLj6eA0EdPU   

Nenhum comentário:

Postar um comentário